Sustentabilidade

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Ao utilizar os rigorosos critérios de integridade aplicados, a Fras-le desenvolve periodicamente seu Relatório de Sustentabilidade para mostrar suas ações e seus impactos, na esperança de que essa divulgação leve outras empresas e companhias a seguirem os mesmos passos.

O Relatório é uma síntese de seus resultados, indicadores e projetos, abordando aspectos relevantes para colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, comunidades e sociedade em geral.

Relatório de Sustentabilidade 2020

Relatório de Sustentabilidade 2019

Relatório de Sustentabilidade 2017/2018

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A Companhia foi a primeira fabricante de materiais de fricção da América do Sul a obter a certificação na norma ISO 14001, conhecida como ISO Ambiental. Além disto, é pioneira no monitoramento do amianto, iniciado em 1983, e totalmente eliminado de sua linha de produção no início dos anos 2000.

Para o cumprimento da regulação ambiental são mantidas operações como estação de tratamento de efluentes, central de resíduos, sistema de captação de material particulado, entre outros.

Desde a década de 90 a Companhia possui o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), o qual tem como objetivos e metas minimizar e prevenir os impactos ambientais decorrentes do uso de recursos naturais e da geração de resíduos, o qual desenvolve sistematicamente ações voltadas à conservação ambiental, entre as quais:

  • Busca de novas tecnologias para otimização do tratamento de resíduos;
  • Indicadores específicos de medição do Desempenho Ambiental;
  • Central de resíduos;
  • Processo de compostagem;
  • Sistema de Tratamento de Efluentes;
  • Sistema de recirculação interna de efluentes tratados;
  • Monitoramento das emissões atmosféricas, resíduos líquidos e sólidos;
  • Realização de atividades de educação ambiental para público interno e externo durante a semana que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente;

Programa Pró-Ambiente – realização da coleta e destinação dos materiais de fricção após o uso pelo mercado. O objetivo deste programa é garantir o destino final adequado aos materiais usados, de forma a prevenir possíveis impactos ambientais. Em média, por ano, são recolhidos e destinados corretamente, aproximadamente 1.200 toneladas de lonas de freios descartadas por mais de 460 clientes cadastrados no programa. Foi pensando na responsabilidade da Companhia pelo material que produz, e também, disponibilizar aos clientes um serviço adicional e diferenciado, que surgiu com este programa.

Programa de Gestão de Resíduos – tem como objetivo eliminar ou reduzir desperdícios em seu processo produtivo, e destinar adequadamente os resíduos ou rejeitos que possam causar danos ao meio ambiente. Os resíduos gerados recebem tratamento adequado, em conformidade com as normas e os padrões exigidos pelos órgãos ambientais, e pelas orientações estabelecidas na Política de Meio Ambiente e no Programa de Gestão de Resíduos da Companhia.

Em média, por ano, são destinados para tratamento mais de 9 mil toneladas de resíduos. Deste montante, 46% para reciclagem, 41% para coprocessamento, e os demais para tratamento específico de acordo com a classificação e composição do resíduo.

Os investimentos da Companhia relacionados à conservação ambiental, nos últimos cinco anos, foram em média R$ 6,3 milhões ao ano.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Com práticas de gestão voltadas ao desenvolvimento, qualidade de vida e educação dos colaboradores, a Companhia conta atualmente com aproximadamente três mil e quatrocentos colaboradores, considerando todas as operações.  As atividades voltadas às ações humanas são planejadas e desenvolvidas através de programas e práticas, alicerçadas no princípio de “Pessoas valorizadas e respeitadas”.

Com esse objetivo a Companhia proporciona inúmeros benefícios aos seus funcionários, entre os quais se destacam: serviços de saúde e odontológicos, alimentação, previdência privada, transporte, auxílio-creche, premiação por tempo de empresa, entre outros.  Alguns benefícios da Companhia também são extensivos aos familiares dos funcionários.

A Companhia desenvolve vários programas que visam proporcionar um clima organizacional saudável. Entre os programas destinados aos funcionários destacam-se: